ortopedia e traumatologia infantil

Afecções musculoesqueléticas na faixa etáriaque se estende desde o recém-nascido até a adolescência.

A Ortopedia e Traumatologia Pediátrica são subespecialidades tanto da Ortopedia quanto da Pediatria. O objetivo dela é diagnosticar, examinar e tratar os problemas ligados ao sistema locomotor de bebês, crianças e adolescentes. Por conta disso, o enfoque de estudo e análise dessa área da ortopedia é nos ossos, articulações, tendões e músculos.

Dr. Lucas senger jacobus

Especialista em Ortopedia e Traumatologia Pediátrica

horários de atendimento

Segunda

15:40 - 17:40

Quinta

9:40 - 11:40

Qual a importância dessa especialidade?

É durante essa faixa etária que ocorre o maior desenvolvimento físico do ser humano, sendo preciso atenção para qualquer adversidade que possa existir.

 

No caso dos bebês, por exemplo, é a fase em que quase todos os movimentos são aprendidos: desde sentar e conseguir sustentar o peso do próprio corpo até os primeiros passos. Já nas crianças maiores, é uma etapa da vida muito ativa, com brincadeiras, corridas e muita movimentação do corpo, algo que continua na adolescência, além do maior crescimento dos membros ocorrido pela puberdade.

O atendimento em bebês

O atendimento médico realizado para os bebês pode ocorrer por conta de:

O atendimento em crianças maiores

O atendimento nas crianças ocorre também por outros motivos, como:

O atendimento em adolescentes

Já o atendimento para adolescentes costuma ter enfoque em:

acidentes e fraturas

Além disso, acidentes de carro, quedas, tombos e torções podem ocorrer em qualquer idade, sendo possível o atendimento ser realizado por um ortopedista pediátrico.

 

Por serem épocas de maior movimentação e brincadeiras, também é possível que essas faixas etárias sejam mais propensas a sofrer por fraturas, como no braço, perna e pulso, por exemplo. Nesses casos, a imobilização costuma ser o suficiente para o tratamento, mas em alguns casos mais graves pode ser preciso a realização de cirurgia.